Este episódio apresenta a série e seus personagens, discutindo características e bases do circo contemporâneo, traçando um panorama do circo no Brasil hoje e suas relações com a tradição e conversa com outras linguagens artísticas. Os artistas falam sobre como desenvolvem pensamento e pesquisa para seus espetáculos. Com Erminia Silva, Rodrigo Matheus, Fernando Sampaio, Bruno Rudolf, Livia Mattos, Lu Lopes, Ricardo Malerbi, Maíra Campos, Otavio Fantinato e Celio Amino.
Este episódio fala sobre a arte do riso, apresentando a figura do palhaço. Os artistas (Fernando Sampaio, da Cia La Mínima, e Lu Lopes, a Palhaça Rubra) relembram como desenvolveram seus personagens e os aprendizados valiosos desta trajetória. Refletem sobre a associação com o ridículo com dignidade, com o risco, a sujeição ao erro, o improviso e a relação de afeto.
Este episódio fala sobre mágica e ilusionismo: temas e truques que moram no imaginário popular de cada pessoa desde a infância. Os artistas (Celio Amino e Ricardo Malerbi) discutem sobre segredo e realismo, bem como sobre as diferentes formas utilizadas na mágica e as diversas maneiras com que o ilusionista se insere em seus próprios truques. Influências e narrativas também dão a tônica do trabalho.
A música é parte fundamental do espetáculo. Neste episódio, uma reflexão sobre as artes complementares a partir da experiência de Lívia Mattos, artista circense, musicista e compositora.
Este episódio apresenta o equilibrismo e a acrobacia, a partir da vivência de Maíra Campos (Cia Artinerant’s) e Bruno Rudolph (Cia Solas de Vento). Para falar da arte aérea, o programa discute sobre a preparação do corpo do artista, a ação da força, da flexibilidade e da leveza e, ao mesmo tempo, da concentração e do risco.
Este episódio discute o complexo e ainda pouco falado papel da mulher no circo. As artistas (Lu Lopes, Maíra Campos, Lívia Mattos e Ermínia Silva) refletem sobre como a experiência, vivência e convivência da mulher se dá no universo historicamente patriarcal do circo, a relação com o contemporâneo e os ativismos femininos nas diferentes linguagens.
Este episódio discorre sobre malabarismo, linguagem construída por técnica, habilidade, contato e a manipulação de objetos. O artista Otavio Fantinato, da Cia Relativo, discute como o malabarismo dialoga com a dramaturgia nos espetáculos e com as outras artes.
Este episódio pensa nas perspectivas futuras, novas dramaturgias e novas fronteiras para pensar o circo contemporâneo brasileiro, com base nos temas discutidos ao longo da série. Com Rodrigo Matheus (Circo Mínimo), Marco Bortoletto (Unicamp), Fernando Sampaio (Cia La Mínima), Lu Lopes (Palhaça Rubra), Otavio Fantinato (Cia Relativo), Maíra Campos (Cia Artinerant’s), Bruno Rudolph (Cia Solas de Vento), Célio Amino, Ricardo Malerbi, Lívia Mattos e Ermínia Silva (Unicamp).